O que NÃO é coaching

COACHING NÃO É PSICOTERAPIA
O coaching opera com alguns princípios da psicologia, assim como também do planejamento, da neurociência, da PNL (Programação Neurolinguística) entre outros, porém coaching não é psicoterapia. 
Por se tratar de um processo de autoconscientização e reorganização do indivíduo como um todo, gera mudanças de pensamentos e comportamentos que podem trazer melhorias como o aumento da autoestima, ânimo, foco, controle da ansiedade, clareza de ideias, ressignificação de situações não agradáveis e quebra de crenças limitantes, porém não trata questões patológicas, alterações bioquímicas, síndromes, dependências químicas e casos similares, assim como na psicoterapia.

A PSICOTERAPIA lida com pacientes e segue a melhor forma de tratamento por tempo acordado com o psicoterapeuta, que pode ser de meses a anos de tratamento.

O COACHING lida com clientes. Trabalha e identifica o “PARA QUÊ”: Para que você pensa e se comporta assim? O que você ganha e para onde tudo isso vai te levar? Isso te aproxima ou te afasta do seu objetivo? É mais saudável para você permanecer assim ou vale uma mudança de estratégia/comportamento? Como aplicar essas mudanças? E segue no processo de autoconscientização e planejamento durante um ciclo com início, meio e fim.

Em muitos casos, quando a psicoterapia é conciliada ao coaching, potencializam-se os resultados de forma muito satisfatória. Entretanto, quando o indivíduo está em estado clínico de atenção, o processo de coaching não é aconselhado e a psicoterapia deve ser prioridade.

 

 

COACHING NÃO É CONSULTORIA, NEM MENTORIA
O consultor/mentor é um profissional da área (que você queira desenvolver) que irá te dizer exatamente o que você deve fazer baseado na experiência particular dele. O profissional coach não te induz ao que você deve ou não fazer, ele te orienta e te conduz – através de técnicas práticas – para que você mantenha o foco e a autonomia para definir com clareza quais são as melhores formas/estratégias para alcançar o que deseja, afinal, o que é melhor para mim, muitas vezes pode não ser para você.
Se você espera que eu lhe dê a receita do melhor bolo caseiro do mundo, o seu caso não é coaching. Se você espera que eu lhe conduza para que consiga criar a sua melhor receita do mundo, o seu caso é coaching!

 

 

 

 

COACHING NÃO É MÁGICA, MUITO MENOS MILAGRE
Coaching é uma metodologia de desenvolvimento que não está ligada a nenhuma religião. Não importa qual é sua crença superior. No coaching, você precisa verdadeiramente querer colocar a mão na massa, alcançar o seu objetivo através dos seus potenciais, mesmo que hoje você ainda não consiga identificá-los sozinho. Não adianta ficar sentado no sofá esperando as coisas acontecerem que elas não irão acontecer. O sucesso do coaching depende exclusivamente do seu foco e da sua ATITUDE. Por isso, você precisa realmente fazer acontecer, estar 100% comprometido e aberto a mudanças de pensamentos e comportamentos.
Se você espera que algo aconteça sem ter que mover uma palha, o seu caso não é coaching. Se você quer alcançar o seu objetivo e está disposto a tomar as rédeas da sua vida, o seu caso é coaching!

 

 

 

 

 

Entre em contato e agende a sua sessão de entrevista presencial ou por vídeoconferência.

 

<< O que é Coaching 

Quem pode fazer Coaching >>