Por que você protela tanto?

Faz semanas ou até meses e anos que você adia aquilo que sabe que tem que fazer. Você sabe a importância de realizar isso, mas mesmo assim, não faz. Parece até que existe uma força maior que sempre te impede de realizar o que você mais deseja.

No coaching com PNL, trabalhamos a identificação e a quebra do chamado “Ganho secundário”, uma das principais causas que podem levar você a ser um protelador. O ganho secundário é um benefício, na maioria das vezes inconsciente, que você obtém quando insisti em permanecer em um problema.

Vamos exemplificar:
Patrícia, uma analista financeira de 45 anos, é completamente infeliz com sua profissão. Sente que isso não lhe satisfaz e todo domingo fica desanimada ao saber que precisa acordar para trabalhar no dia seguinte. Constantemente troca de empresa com a esperança de que, talvez, em outro local, passe a gostar do que faz, mas isso não acontece e faz 11 anos que está protelando seu sonho.

Seu maior sonho sempre foi trabalhar com confeitaria, mas nunca foi atrás. Ela ama fazer doces e sempre é muito elogiada por amigos e familiares quando leva suas criações em festas, até já recebeu encomendas de pessoas próximas e foi convidada a abrir sociedade com um conhecido, mas hesitou.

E por que isso? Mesmo estando incomodada e infeliz, mesmo sendo incentivada por todos a mudar e tendo oportunidades, Patrícia insiste em permanecer como analista financeira. Após algumas sessões, ela identificou que seu ganho secundário está diretamente ligado ao conforto de se proteger da pressão de se envolver em um novo projeto profissional, bem como também, a satisfação de ver seu pai orgulhoso ao ver a filha seguindo a profissão que ele desejou.

É possível identificar o ganho secundário em diferentes tipos de protelações, desde a dificuldade de manter frequência na academia até a insistência em se manter em relacionamentos tóxicos.

E você? Qual é o ganho secundário que está lhe impedindo de estar aonde você quer estar?